Eliani Gracez - psicanalista
Já pararam
para pensar quanta coisa aparece durante o dia para tirar nossa concentração.
Quantas vezes durante o dia nos envolvemos com coisas que não acrescentam em
nada à vida. Os dias de hoje pedem por rapidez, mas não se enganem, pessoas
assoberbada de trabalho não significa que elas estejam sendo produtivas ou que
estejam rendendo mais. Pelo contrário, isso é causador de estresse e
consequente fadiga no trabalho, levando a um menor desempenho. Pessoas que não
sabem organizar seu tempo tendem a considerar tudo importante e acreditam que
somente elas podem fazer com perfeição as tarefas, só porque o outro não faz do
seu jeito. Na gestão do tempo é preciso saber aquilo que realmente é importante
e faz a diferença em nossa produtividade, seja profissional ou pessoal, e o que
pode ser delegado para outras pessoas fazer. Saber estabelecer prioridades é
fundamental. O tempo deve ser direcionado para ações assertivas. Ter muitas
urgências na vida significa que muita coisa foi deixada para a última hora e
tarefas não foram gerenciadas com sabedoria, gerando impaciência,
agressividade, tensão. Todo esse estresse está na causa da insônia, dores
musculares etc.
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